quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Shantala para a Famíla



Hoje empolgação e boas lembranças que despertaram do blog da Janaina (http://abelezaqueesosua.blogspot.com) veja os demais blogs na lista abaixo.

Ela fala sobre banho de banheira para recém nascidos e continua descrevendo sobre massagem (shantala).

O que falar sobre isto?

Tudo, porque realmente é uma sensação e interação únicas que ocorrem entre a criança e quem esta realizando a massagem. Em meus dois filhos, 3 a 4 dias da semana era uma festa, pois nestes dias tomávamos um banho gostoso de logo após realizávamos uma massagem com óleo vegetal de amendoa docê com uma gota de óleo essencial de lavanda. Mesmo agora com 7 e 4 anos, ainda faço uma vez por semana. O auge foi fazer massagem com pedras e máscara de argila.

O mais importante de tudo, não é o teor “terapêutico” da massagem, mas sim o contato que existe entre pais e filhos. Sempre fui a favor e sempre incentivei pais e mães a deixarem os Homens responsáveis por esta hora, já que as mães dominam o território, (carregaram durante 9 meses, dão de mamar de 4 em 4 horas, etc.) e os pais podem, trocar as fraldas….

Enfim, o toque, as carícias, as brincadeiras e principalmente o olho no olho, tornam este momento especial e fortalece muito o laço de amizade entre a criança e seus pais.

Não precisa ser terapeuta para praticar este ato, basta ser suave e carinhoso, terno e cuidadoso durante os 10, 15 minutos de contato que a família toda só tem a agradecer.

Muito cuidado com ventos frios, mãos e nenem escorregadios e se for menino, com xixi voando no olho.

Assim vai uma receita básica para massagem

100ml de óleo vegetal de Amendoa Doce;
20 gotas de óleo essencial de Lavanda;

Pode-se pingar uma gota de lavanda na banheira na hora do banho também.

Procure massagear seu filho tendo sempre uma mão em contato com a criança, pois isto ajuda a manter o contato energético e mantê-lo seguro.

Se fizer a massagem antes do banho, MUITO CUIDADO, ao colocá-lo na banheira após a massagem. Irá parecer que você esta carregando um grande sabonte de 3 quilos.

Um Grande abraço e até o próximo post.

PS: Se você que estiver lendo este texto for o pai, aproveite e faça uma massagem nos pés da mãe também.

3 comentários:

  1. Daniel,
    que bacana seu post! Realmente a Shantala traz inúmeros benefícios para os bebês e para os pais, pq o papai também pode fazer! :)
    Além dos benefícios emocionais e formação do vínculo afetivo com a mãe e pai, a Shantala tem inúmeros benefícios físicos.. traz alívio para as cólicas, ajuda a relaxar melhorar a qualidade do sono, auxilia na respiração, entre outros.
    Desde 2008 eu faço curso de Shantala para mães e pais que queriam aprender a aplicar a massagem em seus bebês e o relato deles é maravilhoso! Tenho vários artigos no meu blog www.naturologiajaragua.blogspot.com sobre a Shantala e cursos, gestação, os primeiros meses dos bebês, inclusive sobre o banho de ofurô para bebês, entre outros..
    Um abraço!! Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Ola Fernanda, Obrigado pelo comentário, coloque aqui abaixo seu contato para que as pessoas saibam onde fazer este tipo de curso. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel.. o contato para o Curso de Shantala para gestantes, mães e pais está no meu blog: http://naturologiajaragua.blogspot.com/p/cursos-de-shantala-massagem-indiana.html

    Também faço consultoria e treinamento com massagem para bebês e crianças para profissionais que lidam com este público, professores, atendentes de berçário, enfermeiros, etc.

    Obrigada e adoro o blog de vocês! Parabéns!

    ResponderExcluir