sexta-feira, 24 de setembro de 2010

By Samia Aromaterapia ensina a usar os aromas para combater o estresse e promover o emagrecimento

Gostei Tanto que vai o texto na íntegra do blog da Verônica (http://veronicapacheco.wordpress.com).

By Samia Aromaterapia ensina a usar os aromas para combater o estresse e promover o emagrecimento
O emagrecimento passa obrigatoriamente pelo combate ao estresse. Essa é a opinião de Sâmia Maluf, aromaterapeuta e diretora da By Samia Aromaterapia. Em seus estudos da influência dos Óleos Essenciais e Óleos Vegetais na promoção da saúde e da estética, Sâmia constatou que é preciso atuar em mais de uma frente para conquistar um corpo mais esguio. “Há muito tempo, eu trato do tema em minhas palestras, mostrando os benefícios da aromaterapia no controle desse processo. O assunto é recorrente também na imprensa e já se tornou um problema de saúde pública, principalmente entre mulheres na perimenopausa. O estresse forma um círculo vicioso que engorda, e a aromaterapia pode revertê-lo”, garante.
Cada vez com maior frequência, estudos científicos vêm mostrando que as transformações impostas pelo estresse levam ao ganho de peso de várias maneiras. A mais importante é relativa aos níveis de cortisol – hormônio associado ao estado de prontidão do organismo. Os níveis desse hormônio costumam se elevar horas antes de acordar, sob o estímulo do hipotálamo – estrutura da base do cérebro que recebe informações do corpo e regula suas reações. Esse estímulo para a liberação do cortisol funciona como uma espécie de “despertador”, para que corpo e mente estejam prontos para enfrentar um novo dia.
Esse funcionamento leva a um estado balanceado entre corpo e mente, que têm a capacidade natural de se autorregular, sob os aspectos psicológico, bioquímico e estrutural. A tensão causada pelo estresse leva à falha nesse equilíbrio e pode gerar liberação excessiva do cortisol, com consequente aumento de ansiedade, perda ou excesso de apetite e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Forma-se um círculo de estresse que proporciona reações psicológicas, como raiva ou medo, e físicas (tensão muscular e postura inadequada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário